Residência

CURSO DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Organizado de acordo com as diretrizes das Portarias nº 1.111 e 1.143 do Ministério da Saúde, tem por objetivo capacitar profissionais médicos para prestarem cuidados progressivos à saúde das pessoas, de forma integral e contextualizada no território de adscrição da Unidade de Saúde, no âmbito da atenção básica, desenvolvendo ações de promoção, proteção, assistenciais e gerenciais, sob a estratégia da saúde da família.
Tem duração de 02 anos (5.760 horas), desenvolvido em período integral (60 horas semanais), sendo 48 horas de atendimento ambulatorial/comunitário e, 12 horas de plantão noturno.
O curso está organizado em 11 áreas temáticas que se compõem por uma parte teórica, (aproximadamente 1/3 da carga horária total), desenvolvida por meio de seminários, discussões de grupos, estudo de casos, estudos dirigidos, aulas expositivas e outras formas didáticas complementares, definidas entre preceptores e residentes; e uma parte prática, que concentra 2/3 da carga horária total, desenvolvida sob a forma de treinamento em serviço. As atividades que se referem aos cuidados com o paciente, no nível da atenção primária, são realizadas em Unidades Básicas de Saúde da Família e, as atividades assistenciais de 2º e 3º nível são desenvolvidas no Ambulatório de Especialidades e nas Unidades de Internação do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para as atividades práticas de urgência e emergência são utilizados os Centros Regionais de Saúde – CRS (unidades com atendimento por 24 horas), da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU) de Campo Grande e do Pronto Atendimento Médico do HU/UFMS.

CURSO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS DO HOSPITAL SÃO JULIÃO

Especializar profissionais de diversas áreas da saúde, por meio da formação em serviço, visando promover atenção integral a saúde do idoso, com foco no tratamento, reabilitação e trabalho em equipe, de forma interdisciplinar e resolutiva, contribuindo para o desenvolvimento de práticas assistenciais de gestão e de pesquisas que favoreçam a implementação e concretização dos princípios e diretrizes do SUS.

CURSO DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

Qualificar enfermeiras(os) para atuarem na atenção à saúde da mulher, nos processos de reprodução, gestação, parto e nascimento, puerpério, ao neonato e família, compreendendo seus aspectos sociais, culturais, emocionais, éticos e fisiológicos orientados pelas boas práticas e evidências científicas, pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) e Pacto pela redução da Mortalidade Materna e Neonaltal e, pelos princípios e diretrizes do SUS.

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.