Especializações

Curso de Especialização em Saúde Pública

O objetivo do Curso é gerar competências e desenvolver habilidades de profissionais para atuarem no campo da saúde publica desenvolvendo atenção integral e práticas de gestão em saúde, com ênfase no planejamento, organização o avaliação dos serviços de saúde.
O curso destina-se a profissionais de saúde graduados, de forma multiprofissional, vinculados aos serviços de saúde integrantes do SUS de Mato Grosso de Sul ; docentes vinculados as universidades locais, do área do saúde ou áreas afins, que desempenham atividades de ensino e/ou pesquisa em saúde publica nos cursos de graduação. É desenvolvido com uma carga horária de 754 horas e o regime de funcionamento á modular com momentos presenciais ( 40 horas/mês, distribuídas semanal ou quinzenalmente ) e momentos de dispersão ( retorno aos serviços para desenvolvimento de atividades práticas orientadas).

Curso de Pás-Graduação Lato Sensu de Enfermagem em
Urgência e Emergência
O curso tem como objetivo contribuir para redução da mortalidade por causas externas que ocorre-nos primeiras horas após o incidente, e implementar o modelo de atenção às urgências/emergência para atuar de forma articulada no Estado. A qualificação do profissional enfermeiro na assistência infra e extra-hospitalar, visa a implementação do Sistema Estadual de Atenção as Urgências e Emergências, habilitando o enfermeiro à assistência em situações de emergência, garantindo uma assistência humanizada resolutiva com mais chances de sobrevida aos pacientes graves.
O curso desenvolve-se com uma carga horária de 585 horas, sendo 444 teóricas e 141 horas práticas, em módulo.

Curso de Especialização Lato Sensu
em Enfermagem Obstétrica

O curso tem como objetivo qualificar o profissional de enfermagem para atuar de forma integral na ossistência à gestante no pré, trans e pós-parto e preparar a família para prestar os cuidados necessários ao recém nascido.
O curso destina-se a profissionais de saúde graduados em enfermagem, vinculados aos serviços de saúde integrantes do SUS de Mato Grosso do Sul, que desempenham atividades na atenção básica, nos hospitais publico e conveniados ao SUS.
O curso desenvolve-se em modules semanais, com aulas teóricas, estágios e atividades extra sala de aula, com Carga Horária de 570 horas.

Curso de Pós-Graduação Latu Sensu
em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde

Curso realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Moto Grosso do Sul. Objetiva desenvolver a especialização dos trabalhadores responsáveis pelo processo de regulação, controle, avaliação e planejamento, dentro de uma política de educação permanente, com vistas a transformar o trabalhador em sujeito de mudança/construção do processo de trabalho do SUS, qualificando-os para a ação da co-gestão do sistema.
Destina-se a profissionais de níveis superior, integrantes de equipes gestoras do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúdo. Possui unia carga horária de 525 horas, desenvolvidas no período de um ano. O funcionamento é modular, com encontros presenciais quinzenais, às 5° e 6ª feiras e oficinas temáticas aos sábados. As oficinas têm como objetivo a apresentação/discussão das políticas atuais do Ministério da Saúde para o modelo de gestão e modelo de atenção; tem ainda a finalidade de formular problemas/demandas para intervenção no cotidiano do aluno, e também a realização do trabalho final do curso.

Curso de Especialização
em Saúde do Trabalhador
Num momento em que a descentralização é um dos pontos fundamentais para a consolidação do sistema único de saúde SUS - um dos grandes desafios dos municípios é o da organização da rede de prestação de serviços de saúde em consonância com os princípios do SUS.
A estruturação das ações de saúde do trabalhador, vem nesse bojo, constituir-se num espaço estratégico para o desenvolvimento de políticas e ações que protejam os trabalhadores dentro de um processo de mudanças de conceitos, informatização da economia, domiciliação de riscos e controle social.
Objetivos do II Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador:
Propiciar referencial teórico, metodológico e pratico para capacitar profissionais de saúde a desenvolver ações estratégicos no arco de saúde do trabalhador, na expectativa da construção de atividades o programas relacionados ao enfrentamento de problemas decorrentes do trabalho.

Capacitar recursos humanos paro atender a oferta de serviços oferecidos aos trabalhadores, bem como na implantação da política estadual de saúde do trabalhador e das comissões intersetoriais em saúde do trabalhador, nos municípios do Estado de MS.

Curso de Especialização
em Saúde Mental

Tem como objetivo qualificar equipe multiprofissional para os serviços de saúde mental oferecidos pelo Sistema único de Saúde - SUS, nos municípios de Mato Grosso do Sul, proporcionando informações conceituais, atualização tecnológica e estimulando a capacidade reflexiva sobre os conceitos, ações e serviços de saúde e saúde mental prestados à população.
O curso é proposto na lógica da inclusão social, da prática da cidadania e da humanização das relações no campo da saúde mental. Desta forma, pretende-se estimular a reversão do modelo hospitalocêntrico e asilar tradicionalmente adotados nas práticas ainda desenvolvidas.
Possui uma carga horária de 632 horas e seu regime de funcionamento é modular, com momentos presenciais em tempo integral durante uma semana a cada mês, perfazendo 40h/mês.

Curso de Especialização
em Gestão de Sistemas e Serviços de
Saúde ( Equipes Gestoras )

Tem como objetivo: qualificar, na modalidade da formação lato sensu, equipes gestoras de sistemas e serviços de saúde, no âmbito do secretario estadual e das secretarias municipais de saúde, possibilitando aos profissionais a oportunidade de aprimorar a capacidade gerencial, por meio de reflexões sobre as políticas públicas, as políticas de saúde, e a compreensão dos diferentes métodos e técnicas de apoio à organização e gestão dos sistemas e serviços de saúde.
Destina-se a profissionais de nível superior, com formação multiprofissional, integrantes de equipes gestoras. (ocupantes de cargo de direção, assessoramento, gerência e supervisão de serviços de saúde) da secretaria de estadual e secretarias municipais de saúde de Mato Grosso do Sul.

Possui uma carga horária total de 600 horas e seu regime de funcionamento é modular, com períodos de concentração (presenciais) em horário integral e períodos de dispersão, quando os alunos retornam aos espaços de trabalho para o desenvolvimento das atividades práticas. O intervalo entre a concentração e a dispersão e de 2 a 3 semanas.

Pós-Graduação Lato Sensu
em Saúde da Família

1- Curso de Especialização: o curso tem por finalidade capacitar profissionais, graduados, para desempenharem suas atividades profissionais na estratégia de saúde da família, por meio de ações de abordagem coletiva, que possam transformar a realidade de saúde das famílias, na área adscrita.
Refletir sobre o papel dos profissionais na equipe de saúde, na perspectiva de transformação em sua dinâmica de atuação, com vistas ao modelo de atenção, à saúde, com base nos princípios do SUS, é um de seus principais objetivos.
Os conteúdos programáticos modulares que compõem a estrutura curricular do curso visam gerar competências para uma apropriada atenção aos diferentes ciclos de vida das pessoas e das famílias, mediante uma abordagem integral e sistêmica. Visam ainda, o desenvolvimento de habilidades para a gestão local dos sistemas e serviços de saúde, na concepção de saúde coletiva, e para realização da educação permanente em serviço e o desenvolvimento de pesquisas de intervenção local.
Possui uma carga horária de 795 horas e é desenvolvido de forma modular, com duração aproximada de 20 meses.

 

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.