Capacitações

Qualificação de Profissionais para a Estratégia de Saúde da Família

O modelo de atenção voltado para a saúde da família tem proporcionado mudanças positivas tanto na relação entre os profissionais de saúde e a população, quanto na estruturação dos serviços de saúde e no padrão de assistência à saúde oferecido a população pelo sistema público de saúde.
Essa nova prática exige um profissional com visão sistêmica e integral do indivíduo, da família e da comunidade na qual esta família esta inserida. Como conseqüência, exige também, currículos e programas de capacitação orientados para as necessidades/ realidades municipais.
O profissional da equipe de saúde do família precisa ser capaz de atuar com criatividade e senso critico, mediante uma prática humanizada, competente e resolutiva, que envolve ação de promoção, prevenção, recuperação e de reabilitação da saúde.

Desta forma a Escola de Saúde Pública ESP, oferece aos profissionais dos Equipes de Saúde da Família Atualizações e Capacitações, como por exemplo:

· Curso Introdutório para as Equipes de Saúde de Família;
· Curso Básico em Saúde da Família - CBSF;
· Curso Básico em Vigilância Epidemiológico CBVE
· Curso em Atenção Integrada as Doenças Prevalentes da Infância AIDPI

Aperfeiçoamento e Atualização para o SUS

Destinados aos trabalhadores de nível superior, têm o propósito de apresentar e discutir informações técnico - cientificas ou culturais nas diferentes áreas de conhecimento, das políticas públicas e das ações programáticas para os serviços de saúde, visando uma pratica em consonância com os princípios do SUS.

Apresentam carga horária mínima de 40 horas; são organizados sob a forma de seminários, oficinas de trabalho, estudos de casos, exposições dialogadas e outras formos didáticas complementares, desenvolvidas por meio de metodologias ativas que possam resultar em aprendizagens significativas, transformadoras das práticas cotidianas.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.