Revista do Ministério Público do Trabalho tem artigo publicado com participação da pesquisadora da ESP Estela Scandola

O relatório "A realidade dos homens retirados do trabalho escravo um ano depois: o caso das fazendas Bodoquena, Pitangueiras e Rosemary em Mato Grosso do Sul" foi publicado neste início de ano pelo Ministério Público do Trabalho 24a.

155202_Nova_imagem

O trabalho envolveu 10 pesquisadoras e teve o relatório final elaborado pelas assistentes sociais Estela Scandola e Roberluce Braga, ambas especialistas em Saúde do Trabalhador pela ENSP/FIOCRUZ, sendo o curso realizado pela Escola de Saúde Pública.

Segundo o relatório os desafios colocados para atenção integral aos trabalhadores retirados da condição de escravidão são imensos e os resultados da pesquisa colocam que ainda o SUS, SUAS e educação estão distantes desta realidade e não cumprem o seu papel de promoção, prevenção e atendimento.

Pesquisas como esta necessitam ser vistas pelo SUS como denúncia, sobretudo como indicativo do que pode ser feito nos municípios e no país para enfrentar esta barbárie. A metodologia do trabalho coletivo envolvendo as pesquisadoras dos municípios também demonstra que é possível avançar no conhecimento da realidade e no envolvimento de pessoas das localidades.

Para acessar a Revista Clique Aqui

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.