Formação “Grupo Comunitário no SUS”

 

A construção do Sistema Único de Saúde, a partir de 1993, passou a demandar inovações diversas (inclusive no âmbito técnico-organizativo e gerencial) e impôs a reconceituação das práticas da saúde pública institucionalizada, a reconfiguração dos processos de trabalho em saúde, do agente-sujeito e, por conseguinte, da formação dos profissionais que atuam neste campo. Neste sentido, atendendo a demanda da administração pública no que tange a formação e atuação de profissionais que colaborem como agentes promotores da saúde, diagnosticando os problemas e as necessidades, e ajudando a encontrar soluções para consolidação dos serviços da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, criada pelo Decreto nº 4.993/1989, oferta cursos de qualificação e pós-graduação lato sensu, sendo a certificadora, conforme Deliberação CEE/MS nº 11.394/2018.

 

Objetivo: Qualificar trabalhadores em saúde da rede de atenção psicossocial do Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul na metodologia da terapia comunitária integrativa, além de subsidiar trabalhadores da rede de atenção psicossocial para o desenvolvimento de grupos terapêuticos e Qualificar trabalhadores da rede de atenção psicossocial para o desenvolvimento de grupos terapêuticos utilizando-se da metodologia da terapia comunitária integrativa.

Público alvo: Trabalhadores que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Mato Grosso do Sul.

Carga horária: 52h

Modalidade: Híbrido

Matriz pedagógica:

  • Eixo I - Metodologia de grupo terapêutico.
    • Unidades de ensino: autocuidado apoiado. Terapia comunitária integrativa. Planejamento e educação permanente.

Inscrições: clique aqui.

Contato: marcia.naomi@saude.ms.gov.br ou gepas@saude.ms.gov.br

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.