Curso de Acupuntura para Médicos da Atenção Básica

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, julho 13, 2023 as 19:37 | Voltar
O desenvolvimento do curso teve como ponto de partida um conjunto de experiências municipais exitosas de implementação da Acupuntura no contexto da prática dos Médicos da Atenção Básica. Buscando ampliar o leque de opções terapêuticas e o olhar sobre o processo saúde-doença, o conteúdo aqui apresentado contempla as informações essenciais para que o médico não especialista em Acupuntura utilize a Acupuntura como parte do manejo de situações clínicas comuns na Atenção Básica. Mais do que o ensino de protocolos fixos de tratamentos, este curso propõe-se a capacitar os participantes a conduzir o raciocínio clínico essencial em Acupuntura através de duas Racionalidades Médicas: da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e da Biomedicina (medicina ocidental).
Objetivo: Buscando ampliar o leque de opções terapêuticas e o olhar sobre o processo saúde-doença, o conteúdo aqui apresentado contempla as informações essenciais para que o médico não especialista em Acupuntura utilize a Acupuntura como parte do manejo de situações clínicas comuns na Atenção Básica. Mais do que o ensino de protocolos fixos de tratamentos, este curso propõe-se a capacitar os participantes a conduzir o raciocínio clínico essencial em Acupuntura através de duas Racionalidades Médicas: da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e da Biomedicina (medicina ocidental). Em complemento aos fundamentos da prática da Acupuntura, o AMAB também aborda as principais evidências científicas sobre o uso da Acupuntura em diferentes condições clínicas, além de aspectos práticos da implementação da Acupuntura no contexto da Atenção Básica.

Público alvo: Médicos da Atenção Básica que atuam no SUS.

Carga horária: 120h EAD + 40h Presenciais
 
Modalidade: Híbrido
 
Matriz pedagógica: 
  • Módulo 1 – Acupuntura, Práticas Integrativas e Complementares e as Racionalidades Médicas
  • Módulo 2 – Medicina Tradicional Chinesa Parte 1
  • Módulo 3 – Medicina Tradicional Chinesa Parte 2
  • Módulo 4 – Medicina Tradicional Chinesa Parte 3
  • Módulo 5 – Introdução Acupuntura Médica Ocidental
  • Módulo 6 – Raciocínio Clínico em Acupuntura Médica Ocidental e Dor Miofascial
  • Módulo 7 – Abordagem Integral do Paciente com Dor e Sintomas Inespecíficos na Atenção Básica
  • Módulo 8 – Evidências Clínicas, Implantação e Prática da Acupuntura na Atenção Básica

Confira os candidatos selecionados CLICANDO AQUI

Contato: (67) 3345-8015 ou marcia.naomi@saude.ms.gov.br

Publicado por: Marcia Naomi Santos Higashijima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.