Reabilitação para Síndrome Pós-Covid-19 na APS

O Sistema Único de Saúde (SUS) se constitui pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. Carrega como objetivos: a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde, a formulação da política de saúde, a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. Nesse sentido, a Coordenadoria de Ações em Saúde e a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser propõem este curso com o objetivo de qualificar as equipes da rede de atenção básica do SUS do Estado de Mato Grosso do Sul para a reabilitação de usuários com síndrome pós-covid-19, indo ao encontro da necessidade de saúde da população, proporcionando a integralidade e longitudinalidade do cuidado.

Objetivo: Qualificar profissionais da atenção primária à saúde do Estado de Mato Grosso do Sul na identificação da síndrome pós-covid-19, promovendo o manejo adequado no território adscrito, além de estabelecer estratégias de acompanhamento pela APS aos usuários com síndrome pós-covid-19, compartilhando cuidado entre os níveis de atenção, qualificar profissionais da APS na reabilitação física, fisioterápica, neurológica, psicológica e no apoio psicossocial, desenvolvendo processos de trabalho baseados nas práticas colaborativas da interprofissionalidade.

Público alvo: Profissionais de nível superior, graduados em enfermagem, educação física, fonoaudiologia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia, serviço social e psicologia, que atuem na Atenção Primária à Saúde da rede do Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul.

Carga horária: 64h

Modalidade: Híbrido

Matriz pedagógica:

• Módulo I - Síndrome pós-covid-19;
  • Módulo II - Ferramentas de cuidado na Atenção Primária à Saúde;
  • Módulo III - Reabilitação e funcionalidade.

Inscrições: http://ead.saude.ms.gov.br/

Contato: marcia.naomi@saude.ms.gov.br ou gepas@saude.ms.gov.br