Institucional

ESP/MS


A Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS) foi instituída em 1989 em meio há mudanças no país e, principalmente pela necessidade do fortalecimento do setor público de saúde em formar trabalhadores para o novo modelo de cuidado, conquistado pela reforma sanitária, o Sistema Único de Saúde (SUS). Criada pelo Decreto nº 4.993, com 33 anos de história, a ESP/MS está presente na estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), integrando a Superintendência de Educação e Formação na Saúde. Desde a sua criação (até dezembro/2020) ofertou setenta e sete cursos de pós-graduação lato e stricto sensu e seis áreas em residências uni e multiprofissionais (quadro 01) em parceria com diversas instituições de ensino, como Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Federal da Grande Dourados e Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. É válido ressaltar que anteriormente a criação da ESP/MS a oferta de pós-graduação já era realizada pela SES/MS em parceria com instituições de ensino.

Em 2018 alcançou uma conquista histórica: o credenciamento para a oferta de pós-graduação, nível especialização, pelo Conselho Estadual de Educação por meio da Deliberação n. 11.394 (MATO GROSSO DO SUL, 2018). Assim, alcança-se a autonomia para o desenvolvimento e execução dos projetos políticos pedagógicos de curso. E na lógica de se pensar a nova formação em saúde pública, adota-se as metodologias ativas de ensino-aprendizagem e o viés interprofissional para a primeira turma de sanitaristas certificada pela ESP/MS (2019/2020), com a apresentação de resultados satisfatórios para a formação de profissionais críticos-reflexivos sobre sua realidade de trabalho e no desenvolvimento de competências para o SUS.

Abaixo, você pode conhecer um pouco mais desta história:

 

Missão


Planejar e desenvolver atividades de formação, educação permanente, pesquisa e extensão dos trabalhadores da área de saúde pública fomentando a inovação e a produção tecnológica a partir das necessidades locorregionais identificadas, visando o desenvolvimento, sustentação e efetivação dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde no Estado do Mato Grosso do Sul.

Visão


Constituir-se referência nas ações de formação, educação permanente, desenvolvimento, pesquisa, inovação e extensão no âmbito da saúde pública e saúde coletiva visando melhor qualidade de vida das pessoas.

Valores


Os valores são norteados pela ética, crenças democráticas, inclusão social, respeito às diversidades e aos direitos humanos.

 

Infraestrutura da Sede


O prédio da ESP conta com 10 salas de aula com capacidade de 35 lugares cada. Dispõe de um laboratório de informática com capacidade para atender 60 alunos, sala de videoconferência para 60 pessoas, 01 auditório com 220 lugares, 01 sala de reuniões com dois ambientes totalizando 25 lugares, 01 sala de multimídia, 01 sala de reprografia, 02 salas de apoio administrativo, 01 secretaria acadêmica, 05 salas para equipe técnica (coordenação de cursos e docentes), 01 sala para direção. A biblioteca possui ambientes para estudo individual e coletivo, com espaço físico instalado para videoteca e Biblioteca Virtual em Saúde. O alojamento oferece dez apartamentos com capacidade para hospedar uma dezena de  pessoas. O prédio tem estacionamento próprio. Os espaços descritos apresentam boas condições de salubridade, contando com iluminação, ventilação e acústica adequados ao trabalho docente e de aprendizagem, bem  como instalações sanitárias com quantidade, condições de limpeza e manutenção adequadas. As instalações possuem também condições apropriadas de acesso e sanitárias para portadores de necessidades especiais.

Refeitório


A Escola de Saúde Pública conta ainda com um refeitório com capacidade para atender 120 pessoas e uma cozinha industrial construída de acordo com as normas de higiene e segurança preconizadas pela Vigilância Sanitária.

Acessibilidade


A ESP/MS possui na parte externa, estacionamento com espaços reservados para pessoas com deficiência e adequação de rampas para acesso ao prédio administrativo,  salas de aula e auditório.

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