A pneumonia comunitária é uma condição clínica desafiadora que exige uma abordagem eficiente no diagnóstico e classificação para orientar as condutas adequadas. Nesse contexto, a utilização da classificação CURB 65 e dos critérios de gravidade COX destaca-se como uma estratégia crucial para identificar os pacientes com maior risco e garantir uma intervenção rápida e eficaz.
Assim, visa-se oferecer uma formação sólida aos profissionais de saúde, qualificando-os para o atendimento de urgência relacionado à pneumonia comunitária, ancorado na regionalização, como estratégica para otimizar o atendimento de urgência. Ao alinhar os objetivos do curso aos princípios do SUS e embasá-los em evidências científicas, espera-se contribuir para a efetividade do sistema de saúde e, consequentemente, para a melhoria dos desfechos clínicos dos pacientes com pneumonia comunitária.
Objetivo: Aprimorar as competências dos profissionais de saúde quanto ao manejo da pneumonia comunitária, visando orientar de maneira eficaz as condutas no local do primeiro atendimento, auxiliando na compreensão do diagnóstico e classificação de pneumonias comunitárias, a partir da classificação CURB 65 e dos critérios de gravidade COX, no manejo adequado da pneumonia comunitária, com o estabelecimento ou não do uso de antimicrobianos e tomando conhecimento da ficha de encaminhamento da pneumonia comunitária para os cenários de primeiro atendimento, de regulação médica e das referências em cirurgia geral.
Público alvo: Profissionais de saúde que atuam em unidades de atendimento inicial, hospital de referência e central de regulação do Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul
Carga horária: 5h
Modalidade: Autoinstrucional
Matriz pedagógica:
- Definições e quadro clínico de pneumonia comunitária;
- Critérios CURB 65 de gravidade;
- Critérios COX de gravidade;
- Proposta de uso de antimicrobianos para terapêutica;
- Apresentação de ficha de encaminhamento;
- Uso do fluxograma SES.
Inscrições: https://ead.saude.ms.gov.br/
Acesse ao E-book clicando aqui
Contato: (67) 3345-8026 ou marcia.naomi@saude.ms.gov.br
Publicado por: Marcia Naomi Santos Higashijima