Saúde e Cuidado à População LGBT+

Categoria: Cursos | Publicado: terça-feira, julho 18, 2023 as 19:30 | Voltar

Pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) por não se adequarem às normas que definem os padrões de sexualidade e de gênero, são alvos de estigma, discriminação e violência. As reiteradas violações de seus direitos e a exclusão social geram sofrimento, adoecimento e morte prematura. Apesar de apresentarem piores condições de saúde do que a população geral, o acesso e a utilização dos serviços assistenciais são marcados por dificuldades e barreiras. O Relatório do I Seminário Nacional de Saúde LGBT (BRASIL, 2015) informou a falta de capacitação dos gestores e profissionais e uma carência de organização de cursos para sensibilização e esclarecimentos sobre saúde LGBT. É relatado a deficiência da grade curricular dos cursos da saúde e a indispensabilidade de capacitações relacionadas com a temática. Neste sentido, a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, em parceria com a Gerência de Equidade em Saúde e Ações Estratégicas, propõe este curso com o intuito de qualificar os trabalhadores quanto à saúde integral das pessoas LGBT.

Objetivo: Qualificar trabalhadores da saúde que atuam na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Mato Grosso do Sul quanto à Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais + além de apresentar a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais +;

 

Público alvo: Trabalhadores da saúde que atuam na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Mato Grosso do Sul;

Carga horária: 40h

Modalidade: Autoinstrucional;

Matriz pedagógica: 

  • Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde
  • Política Nacional de Saúde Integral de Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais
  • Produção de cuidado para a população LGBT+

Inscrições: https://ead.saude.ms.gov.br/

Acesse ao E-book clicando aqui

Contato: (67) 3345-8015 ou marcia.naomi@saude.ms.gov.br

Publicado por: Marcia Naomi Santos Higashijima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.