CAPS: Cuidado em Ação

Categoria: Cursos | Publicado: terça-feira, julho 18, 2023 as 19:34 | Voltar

A Reforma Psiquiátrica Brasileira (RPB), sancionada pela Lei Federal no 10.216, de 2 de abril de 2001, representou um avanço significativo para a integralidade da assistência em saúde, buscando potencializar os direitos e a proteção das pessoas em sofrimento psíquico, assegurando o acesso ao melhor cuidado e qualidade possível no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, o desafio é desenvolver estratégias de qualificação dos processos de trabalho nos CAPS que façam sentido e alterem a prática profissional de forma coerente com a do modelo psicossocial (SILVA et al., 2022). Para isso, a educação permanente em saúde, estabelecida como política pública, é conceito-ferramenta potente para a transformação das práticas, reflexão sobre o cotidiano vivido e o compartilhamento de conhecimento. Indo de encontro com a necessidade identificada, a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser propõe a execução deste curso, a fim de potencializar a territorialização e o papel comunitário do CAPS na RAPS.

Objetivo Geral: Qualificar trabalhadores da saúde que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Mato Grosso do Sul além de compreender as atribuições do CAPS na rede de atenção à saúde, bem como dos trabalhadores que compõem as suas equipes e conhecer as ferramentas estratégicas para a promoção do cuidado e autonomia do usuário.
Público alvo: Trabalhadores que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em suas diferentes nomenclaturas, que compõem a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do
Estado de Mato Grosso do Sul
Carga horária: 60h EAD
Modalidade: Autoinstrucional