A Rede de Urgência e Emergência (RUE) é composta por diferentes pontos de atenção, de forma a dar conta das diversas ações necessárias ao atendimento às situações de urgência. Logo, é necessário que seus componentes atuem de forma integrada, articulada e sinérgica. Além disso, de forma transversal a todos os componentes, devem estar presentes o acolhimento, a qualificação profissional, a informação e a regulação de acesso (BRASIL, 2013).
Sendo assim, são considerados componentes da RUE: promoção, prevenção e vigilância à saúde, atenção básica em saúde, serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU 192) e suas centrais de regulação médica das urgências, sala de estabilização, força nacional de saúde do SUS, unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas, hospitalar e atenção domiciliar (BRASIL, 2011).
O projeto de Urgência e Emergência da ESP/MS contempla duas ações, que serão melhor descritas abaixo:
Acolhimento com classificação de risco
Objetivo: Compreender o acolhimento com classificação de risco como uma diretriz da Política Nacional de Humanização e como ferramenta para organização do serviço de saúde.
Público alvo: Profissionais da saúde, preferencialmente, médicos e enfermeiros, que atuam na Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul.
Carga horária: 40 (quarenta) horas.
Matriz Curricular:
- Eixo 1 - Sistema Único de Saúde: princípios e diretrizes
- Eixo 2 - Acolhimento com classificação de risco
- Eixo 3 - Elaboração de fluxo para classificação de risco
Atendimento em Urgência e Emergência Hospitalar - Suporte Básico e Avançado de Vida
Objetivo: qualificar trabalhadores da RUE para o suporte básico e avançado de vida nas unidades de saúde do Estado de Mato Grosso do Sul.
Público alvo: profissionais de saúde, preferencialmente, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, que atuam na Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul.
Carga horária: 40 (quarenta) horas.
Matriz curricular:
- Eixo 1 - Urgência e emergência no SUS
- Eixo 2 - Atendimento à ressuscitação cardiopulmonar pediátrico e adulto
- Eixo 3 - Suporte Ventilatório Adulto e Pediátrico
- Eixo 4 - Ritmos Chocáveis e não chocáveis
- Eixo 5 - Cinemática do trauma
- Eixo 6 - Pratica em urgência e emergência
As ações acima são ofertadas aos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul por ordem cronológica de solicitação e pela identificação da necessidade locorregional.
A solicitação deve ocorrer por Ofício ou e-mail, informando o número de profissionais, categorias e unidades de saúde de lotação. Por exemplo: 3 enfermeiros, 3 odontólogos e 4 médicos da atenção básica, 1 enfermeiro da UPA, 3 médicos do SAMU.
Contato: (67) 3345-8015 ou rodrigo.melo@saude.ms.gov.br