A saúde do trabalhador é um componente crítico da saúde pública no Brasil, demandando ações coordenadas e específicas para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis. A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) está no centro desses esforços, com a responsabilidade de coordenar e implementar práticas de vigilância e proteção dos trabalhadores em todo o país (Brasil, 2017a). Para atingir seus objetivos, a RENAST busca reconhecer atividades produtivas de risco, identificar fatores de risco nos ambientes de trabalho e elaborar estratégias para prevenir acidentes graves e óbitos relacionados ao trabalho.
Objetivo: O curso tem como objetivo operacionalizar ações de vigilância da saúde dos trabalhadores, com foco na intervenção dos ambientes e processos de trabalho, atuando sobre fatores e situações de riscos, cargas e organização do trabalho, além de reconhecer as atividades produtivas de risco nos seus territórios de abrangência, identificar fatores e situações de risco e determinantes de agravos nos ambientes e processos de trabalho de diversos ramos produtivos, compreender as cargas de trabalho e a organização do processo de trabalho, identificar acidentes de trabalho graves e/ou com óbito e elaborar relatórios técnicos referente às inspeções em vigilância dos ambientes e processos de trabalho.
Público alvo: Trabalhadores que atuam nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Regional e técnicos de referência da Saúde do Trabalhador nos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.
Carga horária: 60 horas.
Modalidade: Presencial.
Matriz pedagógica:
- Vigilância em Saúde do Trabalhador;
- Investigação em Saúde do Trabalhador.
Inscrições: Clique aqui
Contato: (67) 3345-8015 ou marcia.naomi@saude.ms.gov.br
Publicado por: Marcia Naomi Santos Higashijima