O que é o SUS?

 

A construção do Sistema Único de Saúde, a partir de 1993, passou a demandar inovações diversas (inclusive no âmbito técnico-organizativo e gerencial) e impôs a reconceituação das práticas da saúde pública institucionalizada, a reconfiguração dos processos de trabalho em saúde, do agente-sujeito e, por conseguinte, da formação dos profissionais que atuam neste campo. Neste sentido, atendendo a demanda da administração pública no que tange a formação e atuação de profissionais que colaborem como agentes promotores da saúde, diagnosticando os problemas e as necessidades, e ajudando a encontrar soluções para consolidação dos serviços da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, criada pelo Decreto nº 4.993/1989, oferta cursos de qualificação e pós-graduação lato sensu, sendo a certificadora, conforme Deliberação CEE/MS nº 11.394/2018.

Objetivo: Qualificar trabalhadores do SUS quanto a construção histórica do SUS, bem como seus princípios organizativos, além de conhecer a história de construção do SUS e o movimento da reforma sanitária, conhecer e identificar os princípios e diretrizes do SUS, atuando de forma a assegurá-los, conhecer e identificar os espaços de participação e controle social, conhecer a organização do SUS, conhecer e identificar os instrumentos de planejamento em saúde e  conhecer as instituições responsáveis pela qualificação dos trabalhadores do SUS.

Público alvo: Trabalhadores, gestores e usuários Sistema Único de Saúde (SUS)

Carga horária: 40h

Modalidade: Autoinstrucional

Matriz pedagógica:

  • MÓDULO I - Reforma Sanitária Brasileira - o inicio do Sistema Único de Saúde.
  • MÓDULO II - Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
  • MÓDULO III - Organização do Sistema Único de Saúde.
  • MÓDULO IV - Organização da SES para apoio aos municípios. Planejamento em saúde.
  • MÓDULO V - Conselhos e comissões de representação.
  • MÓDULO VI - Qualificação e Formação em Saúde no Estado de Mato Grosso do Sul.

Inscrições: http://ead.saude.ms.gov.br/

Acesse ao E-book clicando aqui

Contato: marcia.naomi@saude.ms.gov.br

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.