Formação em Auriculoterapia para profissionais de saúde da Atenção Básica

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, julho 13, 2023 as 19:35 | Voltar

A auriculoterapia é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha (geralmente por meio do uso de sementes vegetais esféricas aderidas à pele). Ela é  associada à medicina tradicional chinesa, mas nas últimas décadas também  acumularam-se conhecimentos científicos sobre a conexão dessa estimulação com outros locais e funções do organismo. Na atenção básica, a auriculoterapia tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica pela equipe de saúde da família. Ela pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado acionadas pelos profissionais.

 

Objetivo: Na atenção básica, a auriculoterapia tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica pela equipe de saúde da família. Ela pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado acionadas pelos profissionais.

Público alvo: Profissionais de saúde de nível superior da atenção básica, lotados em equipes de Saúde de Família, unidades básicas ou centros de saúde tradicionais, NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), equipes de atenção domiciliar, consultórios de rua, equipes de saúde fluvial e similares, mas são aceitos também  profissionais de  CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e serviços de reabilitação.

Carga horária: 75h EAD + 5h Presenciais 

Modalidade: Híbrido

Matriz pedagógica: 

  • MÓDULO 1 – Introdução a formação em auriculoterapia (15 horas)
  • MÓDULO 2 – Auriculoterapia segundo a reflexologia (15 horas)
  • MÓDULO 3 – Auriculoterapia segundo a medicina tradicional chinesa (MTC) (15 horas)
  • MÓDULO 4 – Auriculoterapia segundo a biomedicina (15 horas)
  • MÓDULO 5 – Uso da auriculoterapia na atenção básica (15 horas)

Confira os candidatos selecionados CLICANDO AQUI

Contato: (67) 3345-8015 ou marcia.naomi@saude.ms.gov.br

Publicado por: Marcia Naomi Santos Higashijima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.