A auriculoterapia é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha (geralmente por meio do uso de sementes vegetais esféricas aderidas à pele). Ela é associada à medicina tradicional chinesa, mas nas últimas décadas também acumularam-se conhecimentos científicos sobre a conexão dessa estimulação com outros locais e funções do organismo. Na atenção básica, a auriculoterapia tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica pela equipe de saúde da família. Ela pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado acionadas pelos profissionais.
Objetivo: Na atenção básica, a auriculoterapia tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica pela equipe de saúde da família. Ela pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado acionadas pelos profissionais.
Público alvo: Profissionais de saúde de nível superior da atenção básica, lotados em equipes de Saúde de Família, unidades básicas ou centros de saúde tradicionais, NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), equipes de atenção domiciliar, consultórios de rua, equipes de saúde fluvial e similares, mas são aceitos também profissionais de CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e serviços de reabilitação.
Carga horária: 75h EAD + 5h Presenciais
Modalidade: Híbrido
Matriz pedagógica:
- MÓDULO 1 – Introdução a formação em auriculoterapia (15 horas)
- MÓDULO 2 – Auriculoterapia segundo a reflexologia (15 horas)
- MÓDULO 3 – Auriculoterapia segundo a medicina tradicional chinesa (MTC) (15 horas)
- MÓDULO 4 – Auriculoterapia segundo a biomedicina (15 horas)
- MÓDULO 5 – Uso da auriculoterapia na atenção básica (15 horas)
Confira os candidatos selecionados CLICANDO AQUI
Contato: (67) 3345-8015 ou marcia.naomi@saude.ms.gov.br
Publicado por: Marcia Naomi Santos Higashijima