Formação para Registrador de Câncer

 

O câncer cresce de forma alarmante no mundo, devido principalmente ao envelhecimento da população. A incidência de câncer deverá aumentar para 21,7 milhões de casos e 13 milhões de mortes no mundo até 2030. Os índices de casos novos de câncer variam muito de país para país, com taxas globais elevadas em países de alta renda. O câncer causa uma em cada oito mortes no mundo e já ultrapassou a doença cardiovascular (DCV) como a principal causa de morte em muitos países. Diante da magnitude e importância das informações de câncer para a rede de oncologia do Estado de Mato Grosso do Sul (MS) e a vigilância do câncer do país, observa-se a necessidade de desenvolver estratégias e estabelecer mecanismos que facilitem o aperfeiçoamento dos trabalhadores que atuam com o RHC em MS, com o intuito de melhorar a qualidade, consistência e confiabilidade dos dados produzidos. Frente a necessidade identificada, a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS) propõe a execução deste curso, a fim de potencializar as aptidões dos técnicos dos RHC de Mato Grosso do Sul.

Objetivo geral: Qualificar trabalhadores da saúde que atuam nos Registros Hospitalares de Câncer (RHC) da Rede de Oncologia (Unidade de Assistência de Alta Complexidade de Oncologia - UNACON) do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Mato Grosso do Sul, para garantir a qualidade e confiabilidade dos dados de câncer produzidos pelo Registro Hospitalar de Câncer, além de Conhecer o fluxo interno do paciente oncológico e Identificar as Fontes de Coleta de dados de câncer intra-hospitalar, a fim de garantir a cobertura total dos casos, Classificar adequadamente os tipos de casos de câncer (analítico e não analítico) e Adquirir habilidades para realizar as críticas da inconsistência das informações de câncer para conferir qualidade ao banco de dados consolidado.

Público alvo: Coordenadores e registradores de câncer atuando nos Registros Hospitalares de Câncer - RHC, que compõem a rede de Oncologia do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Mato Grosso do Sul.

Carga horária: 5h

Modalidade: Autoinstrucional.

Matriz pedagógica:

  • Eixo 1 - Registro Hospitalar de Câncer
  • Eixo 2 - Classificação dos tipos de casos de câncer
  • Eixo 3 - Validação da base de dados

Inscrições: clique aqui.

Contato: (67) 3345-8015 ou marcia.naomi@saude.ms.gov.br

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.