DESTAQUES DA 1ª CONFERÊNCIA LIVRE ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 6, 2024 as 14:38 | Voltar

No dia 03 de maio de 2024, teve lugar a primeira edição da Conferência Livre Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul. Sob o lema "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer", este evento presencial destacou os desafios enfrentados pelos profissionais da Secretária de Estado de Saúde (SES/MS), visando integrá-los à pauta da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

Registraram-se 133 inscrições, e a programação incluiu uma apresentação cultural, seguida pela mesa de abertura com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Maurício Corrêa Simões, Ricardo Alexandre Corrêa Bueno, Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Alexandre Júnior Costa, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul, e Mestre André Vinicius Batista de Assis, Superintendente da Educação e Formação na Saúde.

Após a cerimônia inaugural, ocorreu a apresentação e consolidação das propostas, mediadas pelos técnicos da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS) e Escola Técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão (ETSUS). Na plenária final, foram selecionadas 6 propostas para o Eixo temático II - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.

Além disso, foram eleitos os delegados que representarão esse movimento na 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. A servidora da ETSUS, Mestre Ewângela Aparecida Pereira, foi eleita delegada titular, e a Professora Dra. Cassia Barbosa Reis da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ficou como suplente.

A 1ª Conferência Livre Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul entrou para a história da pasta com propostas importantes que prometem fazer diferença para a força de trabalho do SUS, e que pela primeira vez foram debatidas de forma democrática com os trabalhadores e profissionais da SES/MS.

Publicado por: Ricardo Alexandre Soares do Amaral