Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser apoia a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: SB Brasil 2020

Categoria: Geral, Notícias | Publicado: terça-feira, março 15, 2022 as 15:24 | Voltar

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde, vinculado ao Ministério da Saúde lançou no mês de fevereiro de 2022 o projeto "SB Brasil 2020” (vigência 2021-2022).

O SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira. Os quatro grandes levantamentos nacionais (realizados em 1986, 1996, 2003 e 2010) foram relevantes para a construção de uma consistente base de dados relativa ao perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira.

No ano de 2022, será realizado o 5° levantamento epidemiológico, quando serão examinadas aproximadamente 50 mil pessoas em várias regiões do país. Por meio deste estudo, busca-se identificar as doenças mais prevalentes como a cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições da oclusão, traumatismo dentário e impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos.

O objetivo do projeto SB Brasil 2020 (vigência 2021-2022) é disponibilizar à gestão do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estadual e municipal.

Quanto aos profissionais envolvidos na realização da coleta de dados, esses conformarão equipes de campo integradas por examinadores (cirurgiões-dentistas), anotadores (auxiliares ou técnicos de saúde bucal) e arroladores (demais profissionais de equipes locais com amplo conhecimento dos territórios). Essas equipes serão recrutadas pelos gestores locais do SUS, sendo preferencialmente, compostas por profissionais já atuantes na rede atenção em saúde local, dado seu conhecimento das localidades, e relação de vínculo instituída com as pessoas. Após recrutamento, os gestores locais identificarão os profissionais das equipes através de sistema a ser disponibilizado no Portal e-Gestor.

As equipes locais, após identificação pelos gestores, serão treinadas em processo inovador proposto para essa edição do SB Brasil: o treinamento e calibração remotos. Com a utilização de ferramentas em formato digital não serão mais dispendidos tempo e recursos para o deslocamento dessas equipes durante o treinamento, otimizando-se e racionalizando-se recursos educacionais e financeiros envolvidos no estudo. Além disso, o material desenvolvido ficará disponível para uso e apoio de municípios e estados que desejem realizar suas próprias pesquisas.

As fases do levantamento epidemiológico são:

● Coleta de dados socioeconômicos, por meio de questionário (validado previamente).

● Avaliação da saúde bucal por meio de exame físico de pessoas de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Entre os agravos bucais avaliados estão a cárie dentária, traumatismo dentário, condição periodontal, condição da oclusão dentária.

● Por meio de avaliação da saúde bucal também serão verificados dados sobre a necessidade de tratamento dentário, urgência de tratamento e de próteses dentária.

No Estado de Mato Grosso do Sul os seguintes municípios irão participar do levantamento: Campo Grande, Antônio João, Bandeirantes, Brasilândia, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Rio Negro, Sidrolândia, e Três Lagoas.

A Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, por meio da Gerência de Pesquisa, Extensão e Inovação em Saúde está apoiando a realização do SB Brasil 2020 no estado. Na região Centro-Oeste do país, o treinamento das equipes de campo, e a coleta de dados estão previstos para ocorrer no primeiro semestre de 2022. Fique ligado!

Saiba mais sobre SB Brasil 2020 no site do Ministério da Saúde - https://aps.saude.gov.br/ape/brasilsorridente/sbbrasil2020