No Brasil, o dia 18 de maio vem sendo ressaltado como data para mobilização dos estudantes, profissionais da área de saúde mental e usuários de serviços para discussão de temáticas relacionadas à Reforma Psiquiátrica e à Luta Antimanicomial.
Esse debate tornou-se ainda mais necessário a partir dos desmontes das políticas públicas e retrocessos no que tange às ações de saúde mental.
Além disso, destaca-se a necessidade do fortalecimento da articulação intersetorial, no âmbito do Mato Grosso do Sul, para desenvolvimento de ações interinstitucionais voltadas às demandas da RAPS. Sendo assim, é proposto a I Semana da Luta Antimanicomial do Mato Grosso do Sul e III Encontro do Cerrado, trazendo à tona o tema “É preciso estar atento e forte”, fortalecendo o chamado da categoria tanto para a reflexão sobre o cenário atual das políticas de saúde mental, quanto para a necessidade de retomada do processo de reconstrução e superação dos retrocessos.
O evento contará com palestras, mesas de debate, oficinas, apresentações de trabalho e atrações culturais. Além disso, uma grande mobilização no dia 18 de maio com uma caminhada entre as praças do Rádio Clube e Ary Coelho, com o objetivo de mobilizar usuários, estudantes, profissionais e a população em geral.
Participe conosco deste momento de debates, reflexões, celebração e sempre de luta! É preciso estar atento e forte!
Os eventos são resultados de uma contrução coletiva e interinstitucional do Conselho Regional de Psicologia 14ª Região - MS e da Liga Acadêmica de em Psicologia da Saúde - LAPS da Universidade Federal de Psicologia, em parceria com diversas instituições, como Rede de Atenção Psicossocial de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, UNIGRAN Capital, Faculdade Insted, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Católica Dom Bosco, Faculdade Anhanguera, Uniderp, Facsul, Projeto Reintegra do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Fórum Sul mato-grossense de estudantes da Saúde Mental, Escola de Saúde Pública/ESP Dr. Jorge David Nasser- MS, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde em Mental.
Mais informações e inscrições, clique aqui
Publicado por: Mariane Cristina de Souza Lima