As Oficinas de Planejamento de Vida e Carreira para Jovens Aprendizes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) chegaram ao fim, marcando um importante ciclo de aprendizado e desenvolvimento para os participantes.
Ao longo das atividades, os jovens tiveram a oportunidade de refletir sobre suas trajetórias profissionais, explorar possibilidades de crescimento e adquirir ferramentas para a construção de um futuro sólido no mercado de trabalho. A iniciativa reforça o compromisso da SES/MS com a qualificação e o protagonismo juvenil, incentivando a formação de profissionais mais preparados para os desafios do setor da saúde e outras áreas.
Com metodologias dinâmicas e interativas, as oficinas proporcionaram um ambiente de troca de experiências e fortalecimento das competências socioemocionais. A facilitadora do projeto, Dra. Francisca Bezerra, assistente social refletiu sobre a finalização do projeto:
“Acreditar no potencial do processo pedagógico com os/as adolescentes é fundamental para que eles possam tomar decisões seguras e conscientes, especialmente em um momento fundamental de suas vidas: a escolha de uma profissão. Os encontros foram enriquecidos por reflexões profundas, que os incentivaram a adotar uma postura reflexiva sobre a vida, o trabalho e o propósito da trajetória profissional. Agradeço pela oportunidade e parabenizo a iniciativa de desenvolver um projeto voltado para o processo formativo de jovens”.
Por fim, a avaliação final do encontro gerou uma nuvem de palavras (Figura 1), que representa os efeitos da oficina na percepção dos menores aprendizes.
Figura 1. Nuvem de palavras geradas a partir da avaliação dos participantes.
Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com a GPEIS/ESP/MS pelo telefone 3345-8019.
Publicado por: Ricardo Alexandre Soares do Amaral