Comissão Própria de Avaliação: Moldando caminhos para a qualidade e excelência

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, julho 30, 2024 as 13:26 | Voltar

 

As instituições de ensino como A ESP/MS, devem fazer avaliações periódicas das atividades realizadas, de acordo com a Deliberação CEE/MS nº 10.927, de 21 de Dezembro de 2016, que estabelece normas para a avaliação das instituições de ensino e de cursos do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

O Conselho Estadual de Educação (CEE/MS) direciona as avaliações em 5 principais pontos

  1. Planejamento e desenvolvimento institucional;
  2. Gestão institucional; 
  3. Corpo social; 
  4. Desenvolvimento profissional; 
  5. Infraestrutura.

A prática da autoavaliação institucional desempenha papel fundamental no aprimoramento contínuo das Escolas de Saúde Pública, promovendo a reflexão crítica sobre suas atividades e contribuindo para o desenvolvimento de políticas e práticas mais eficazes! 

A Escola e sua história 

A exigência de profissionais preparados para novas demandas fez com que a SES começasse a ofertar cursos de especialização na área de saúde. 

A Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser busca formar para transformar, formando sanitaristas com competências, habilidade, atitudes, valores e emoções.  ESP/MS atende todos os 79 municípios do estado de Mato Grosso do Sul e oferta cursos presenciais e à distância, desde qualificações, capacitações, aperfeiçoamento e até especializações lato e stricto sensu

Metodologias

A pesquisa foi feita de forma anônima e voluntária através de um questionário respondido por alunos, professores e servidores da ESP/MS, disponibilizados durante três semanas através de links exclusivos. Após o final do período de coleta de informações, os dados foram apresentados para a Comissão de Avaliação Própria e submetidos à análise quantitativa para definir padrões, tendências e possíveis áreas de melhorias. 

Resultados 

  • Alunos

Dos 49 alunos matriculados nos cursos da ESP/MS, 40 participaram da pesquisa (17 da área de saúde pública, 10 da saúde do trabalhador e 13 da saúde mental e atenção psicossocial). 

Conhecendo ainda mais o perfil dos respondentes: 

  • 30 mulheres, 10 homens; 
  • 22 brancos, 18 pardos; 
  • 26 possuem especialização completa, 8 possuem mestrado, 1 possui doutorado e 5 são graduados. 

Dimensão 1 - Planejamento e Desenvolvimento Institucional 

    • Coerência entre a execução pedagógica no Caderno do Discente:  22 alunos consideraram suficiente, 12 muito boa, 3 excelente e 3 insuficiente.
    • Atividades de pesquisa tecnológica, artística e cultural: 21 alunos consideraram suficiente, 13 muito boa, 1 excelente, 3 insuficiente e 2 não souberam avaliar. 
    • Inclusão Social: 14 responderam suficiente, 9 muito boa, 9 excelente, 7 não souberam avaliar e 1 insuficiente.
    • Ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial: 14 consideraram suficiente, 12 muito boa, 10 excelente e 4 não souberam avaliar. 
    • Participação da comunidade acadêmica no processo de autoavaliação institucional: 18 consideraram suficiente, 15 muito boa, 1 excelente, 3 insuficiente e 3 não souberam avaliar. 

Dimensão 2 - Gestão Institucional 

    • Organização Institucional: 17 consideraram suficiente, 15 muito boa, 6 excelente, 1 insuficiente e 1 não soube avaliar. 
    • Registro Acadêmico: 16 consideraram suficiente, 15 muito boa, 7 excelente, 1 insuficiente e 1 não soube avaliar.
    • Eficiência dos Canais de Comunicação para Divulgação de Cursos e Pesquisa: 17 consideraram suficiente, 13 muito boa, 7 excelente e 3 insuficiente. 
    • Eficiência dos Canais de Comunicação para Divulgação de Transparência Institucional, Acessibilidade e Ouvidoria:  17 consideraram suficiente, 13 muito boa, 7 excelente e 3 insuficiente. 

Dimensão 3 - Corpo Social

    • Ações de Atendimento: 18 alunos consideraram muito boa, 11 suficientes e 11 excelentes. 
    • Priorização do Atendimento aos Alunos e Profissionais Atuantes na Rede SUS: 19 consideraram muito boa, 12 suficientes e 9 excelente. 
    • Apoio da Instituição na Participação em Eventos: 20 consideraram suficiente, 7 muito boa, 3 excelente, 4 insuficiente e 6 não souberam avaliar.
    • Apoio da Instituição à Produção do Aluno: 19 consideraram suficiente, 15 muito boa, 2 excelente, 1 insuficiente e 3 não souberam avaliar. 
    • Coerência entre o Corpo Docente e o Perfil dos Cursos: 11 suficiente, 10 muito boa, 11 excelente, 7 insuficiente e 1 não soube avaliar

Dimensão 4: Desenvolvimento Profissional 

    • Coerência entre as Metodologias de Ensino Implantadas com as Ações Acadêmico-Administrativas: 23 consideraram suficiente, 10 muito boa, 4 excelente e 3 insuficiente.  
    • Ações Institucionais para a Pesquisa, Tecnologia, Arte e Cultura: 16 consideraram suficiente, 13 muito boa, 2 excelente, 6 insuficiente e 3 não souberam avaliar.
    • Projetos de Apoio aos Discentes: 16 consideraram suficiente, 13 muito boa, 2 excelente, 6 insuficiente e 3 não souberam avaliar.
    • Política Institucionalizada de Acompanhamento dos Egressos: 19 consideraram suficiente, 10 muito boa, 2 excelente, 1 insuficiente e 8 não souberam avaliar. 
    • Procedimentos de Avaliação Formativa: 21 consideraram suficiente, 11 muito boa, 2 excelente e 6 insuficiente. 
    • Processos Seletivos Implantados pela Instituição: 16 consideraram suficiente, 13 muito boa, 9 excelente e 2 insuficiente.

Dimensão 5 - Infraestrutura: 

    • Avaliação das instalações administrativas: 17 consideraram muito boa, 15 suficientes, 4 excelente e 4 insuficiente.
    • Salas de aula: 17 consideraram muito boa, 15 suficientes, 4 excelente e 4 insuficiente. 
    • Espaços para Atendimento dos Alunos: 17 consideraram muito boa, 15 suficientes, 4 excelente e 4 insuficiente. 
    • Instalações Sanitárias: 16 consideraram suficientes, 16 muito boa, 1 excelente e 7 insuficiente. 
    • Infraestrutura Física dos Ambientes para Práticas Didáticas: 18 consideraram suficientes, 18 muito boa, 1 excelente e 3 insuficiente. 
    • Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação: 15 consideraram suficientes, 17 muito boa, 3 excelente e 5 insuficiente
  • Professores: 

Dos 7 professores envolvidos no processo de autoavaliação institucional, 4 responderam aos questionários.

Dimensão 1 - Planejamento e Desenvolvimento Institucional 

    • Coerência entre a missão institucional e o curso de pós-graduação: 03 responderam "muito boa" e 01 excelente. 
    • Atividades de pesquisa tecnológica, artística e cultural: 02 “muito boa”, 1 excelente e 1 suficiente. 
    • Inclusão Social: foram avaliadas como 2 excelentes, 1 muito boa e 1 suficiente.
    • Ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial: 2 responderam excelente, 1 muito boa e 1 suficiente. 
    • Trabalhos institucionais, considerando sua diversidade, meio ambiente, memória cultural, produção artística e patrimônio cultural: para 2 excelentes, 1 muito boa e 1 suficiente. 
    • Participação da comunidade acadêmica no processo de autoavaliação institucional: foi avaliada como 2 muito boa, 1 excelente, 1 suficiente.
    • Divulgação do processo de autoavaliação institucional para a comunidade acadêmica: para 3 é muito boa e 1 insuficiente. 
    • Melhorias institucionais decorrentes do processo de avaliação institucional: para 3 é muito boa e 1 insuficiente. 

Dimensão 2 - Gestão Institucional 

    • Organização Institucional: 3 responderam muito boa e 1 suficiente.
    • Registro Acadêmico: 3 responderam muito boa e 1 suficiente.
    • Eficiência dos Canais de Comunicação para Divulgação de Cursos e Pesquisa: 3 muito boa, 1 suficiente. 
    • Eficiência dos Canais de Comunicação para Divulgação de Transparência Institucional, Acessibilidade e Ouvidoria: 3 muito boa e 1 insuficiente. 

Dimensão 3 - Corpo Social

    • Formação do Corpo Docente para os Cursos de Pós-Graduação: 2 avaliaram como sendo muito boa, 1 excelente, 1 insuficiente. 
    • Programas de atendimento aos discentes: para 2 é muito boa, 1 excelente, 1 suficiente. 
    • Coerência entre o Processo de Seleção do Corpo Docente e o Perfil dos Cursos implantados: 3 muito boa e 1 suficiente.

Dimensão 4 - Desenvolvimento Profissional 

    • Ações de Ensino implantadas com as Ações Acadêmico-Administrativas: obtiveram-se 2 respostas excelentes, 1 muito boa e 1 suficiente.
    • Ações Institucionais Implantadas para Pesquisa, Tecnologia, Arte e Cultura da instituição: 2 respostas muito boa e 2 suficiente. 
    • Ações de Acompanhamento dos Egressos: 3 responderam muito boa e 1 insuficiente. 
    • Procedimentos de Avaliação Formativa: para 2 foi muito boa e para 2, suficiente.
    • Processos Seletivos da instituição e seus Critérios de Ingresso: 3 muito bons e por 1 como insuficiente

Dimensão 5 - Infraestrutura 

    • Avaliação das instalações administrativas: 1 professor avaliou como suficiente, 1 muito boa e dois como 2 insuficiente.
    • Salas de Aula: 2 responderam ser suficientes, 1 muito boa e 1 insuficiente
    • Espaços para Atendimento dos Alunos: avaliados como muito bons (2 professores) e insuficientes (professores).
    • Instalações Sanitárias: apontaram uma resposta como suficiente e 3 como insuficientes.
    • Infraestrutura Física dos Ambientes para Práticas Didáticas: 2 professores como suficientes, 1 como muito boa e 1 insuficiente.
    • Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação: suficiente, 1 muito boa, 1 insuficiente. 

 

  • Servidores

Foram enviados questionários aos 18 servidores da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser. O total de respostas obtidas neste questionário foi de 10.

Dimensão 1 - Planejamento e Desenvolvimento Institucional 

    • Missão institucional, as metas e os objetivos em com- paração ao PDI: 5 avaliações consideraram muito boa, 3 suficientes e 2 excelentes
    • Atividades de ensino: 3 avaliações como muito boas, 5 excelentes, 1 suficiente e 1 insuficiente.
    • Atividades de ensino: 3 avaliações como muito boas, 5 excelentes, 1 suficiente e 1 insuficiente.
    • Ações de inclusão social da Instituição: 3 respostas excelentes, 2 muito boas, 1 suficiente e 4 insuficientes.
    • Ações de inclusão social da Instituição: 3 respostas excelentes, 2 muito boas, 1 suficiente e 4 insuficientes. 
    • Trabalhos institucionais, considerando sua diversidade, meio ambiente, memória cultural, produção artística e patrimônio cultural: 3 respostas muito boas, 2 excelentes, 1 suficiente, 3 insuficientes. 
    • Coerência entre o Projeto de Autoavaliação Institucional e o cronograma estabelecido para sua realização: em 4 respostas muito boas e 3 excelentes. 
    • Projeto de Autoavaliação Institucional, sendo ele um instrumento de melhoria institucional: 4 consideraram excelente, 2 muito boa, 2 suficientes e 2 que não souberam avaliar. 
    • Participação da comunidade acadêmica no processo de Autoavaliação Institucional: 3 respostas suficientes, 3 excelentes, 2 muito boas, 1 insuficiente e 1 que não soube avaliar.
    • Divulgação das análises e dos resultados do processo de autoavaliação institucional para a comunidade acadêmica que participou do processo no ciclo 1: 3 responderam muito boa, 3 suficientes, 1 excelente, 1 insuficiente e 2 que não souberam avaliar.
    • Divulgação das análises e dos resultados do processo de autoavaliação institucional para a comunidade acadêmica que participa deste ciclo, 4 responderam suficiente, 2 muito boa, 1 excelente, 1 insuficiente e 2 que não souberam avaliar.
    • Divulgação das avaliações externas à Instituição: 4 foi muito boa, 1 suficiente, 1 excelente, 2 insuficiente e 2 que não souberam avaliar.
    • Melhorias institucionais decorrentes do processo de avaliação institucional: 2 suficientes, 2 muito boas, 2 excelentes, 3 insuficientes e 1 que não soube avaliar. 

Dimensão 2 - Gestão Institucional

    • Planejamento financeiro executado na gestão do ensino e da pesquisa: 5 servidores consideraram suficiente o planejamento financeiro, seguido de 4 excelente e 1 insuficiente. 
    • Organização institucional para o funcionamento da instituição: 3 respostas como suficiente, 2 muito boa, 3 excelente, 1 insuficiente e 1 que não soube avaliar. 
    • Sistema de registro acadêmico para atender às necessidades institucionais: para 2 foi suficiente, 2 excelente, 1 muito boa, 4 insuficiente e 1 que não soube avaliar.
    • Eficiência dos canais internos de comunicação: 3 suficiente, 2 muito boa, 2 excelente e 3 insuficiente. 
    • Eficiência dos canais internos de comunicação para divulgação da transparência institucional, acessibilidade e ouvidoria:  3 suficiente, 2 muito boa, 2 excelente e 3 insuficiente.  
    • Eficiência dos canais externos de comunicação para acesso à divulgação dos cursos e pesquisas: 6 responderam suficiente, 2 excelente e 2 insuficiente.

Dimensão 3 - Corpo Social 

    • Capacitação do corpo técnico- administrativo: 2 avaliações como suficientes, 1 muito boa, 2 excelentes, 4 insuficientes e 1 que não soube avaliar. 
    • Avaliação dos programas de atendimento aos discentes: 3 suficientes, 2 muito boas, 2 excelentes, 1 insuficiente e 2 que não souberam avaliar. 
    • Programas de apoio à participação/realização de eventos dos discentes: 4 responderam suficiente, 2 excelentes, 2 insuficientes e 2 que não souberam avaliar. 
    • Programas de apoio à produção do discente: 3 responderam suficiente, 2 muito boas, 1 excelente, 1 insuficiente e 3 que não souberam avaliar. 
    • Coerência entre o processo de seleção do corpo docente e o perfil dos cursos previstos e implantados: 3 avaliações suficientes, 2 muito boas, 2 excelentes, 1 insuficiente e 2 que não souberam avaliar.

Desenvolvimento Profissional 

    • Ações de ensino implantadas com as ações acadêmico-administrativas: 3 respostas excelentes, 3 suficientes, 2 muito boas e 2 que não souberam avaliar. 
    • Ações de pesquisa, tecnologia, arte e cultura da instituição: 2 respostas consideraram suficientes, 3 muito boas, 1 excelente e 4 insuficiente. 
    • Ações de acompanhamento dos egressos: 4 suficientes, 3 muito boas, 2 excelentes e 1 que não soube avaliar.
    • Procedimentos de avaliação formativa de acordo com o PDI: 5 responderam suficientes, 3 excelentes, 2 insuficientes.
    • Processos seletivos da instituição (exigidos por lei vigente) e seus critérios de ingresso: 4 avaliações afirmaram ser suficientes, 1 muito boa, 3 excelentes, 1 insuficiente e 1 que não soube avaliar. 

Dimensão 5 - Infraestrutura: 

    • Instalações administrativas: 5 muito boas, para são 3 excelentes e 2 suficientes.
    • Salas de aula: 5 muito boas, 3 excelentes e 2 sufi- cientes. 
    • Instalações sanitárias:4 suficientes, 3 muito boas e 3 excelentes.
    • Espaços para atendimento aos discentes foram avaliados: 4 muito bons, 3 excelentes, 2 insuficientes e 1 que não soube avaliar. 
    • Infraestrutura física dos ambientes para práticas didáticas em relação às necessidades institucionais: 5 muito boas, 3 excelentes, 1 suficiente, 1 insuficiente. 
    • Recursos de tecnologias de informação e comunicação em relação às necessidades dos processos de ensino e aprendizagem, que envolvem professores, técnicos e estudantes: 3 suficientes, 3 excelentes, 1 muito boa, 2 insuficientes e 1 que não soube avaliar.
    • Alocação de recursos para a atualização do acervo da biblioteca: 3 suficiente, 1 muito boa, 1 excelente, 4 insuficiente e 1 que não soube responder.

Perspectivas:

Um ponto positivo destacado foi a alta adesão de todos os grupos envolvidos (alunos, tutores e servidores), permitindo identificar potenciais e desafios em várias áreas avaliadas. Isso vai subsidiar o desenvolvimento de um planejamento estratégico para fortalecer áreas frágeis e promover avanços contínuos nas áreas melhor avaliadas.

Principais melhorias incluem infraestrutura, como melhorias no espaço de convivência e reabertura do auditório após reformas. Outros espaços serão reestruturados gradualmente, dependendo de recursos públicos, garantindo um processo contínuo de melhorias na ESP/MS. A instalação de um sistema acadêmico que permita mais transparência e agilidade no registro e divulgação de informações aos discentes também otimiza os processos internos de trabalho.

A ESP/MS precisa selecionar tutores e docentes via edital de credenciamento com pagamento por hora-aula competitivo, alinhado aos valores de mercado, devido à falta de corpo docente próprio. Isso visa tornar as oportunidades mais atrativas, especialmente para cursos que demandam conhecimentos e experiências específicas, ampliando o interesse dos participantes. A avaliação também apontou para a necessidade da implantação de um sistema de acompanhamento de egressos, tornando a ESP/MS parte de sua formação continuada e permanente.

 processo de autoavaliação realizado obteve grande sucesso uma vez que teve a finalidade de fortalecer a cultura de avaliação institucional, promover reflexões e oferecer aos gestores informações consolidadas que norteiam planejamentos futuros, buscando superar os desafios apontados de forma participativa e estratégica.

A CPA também reconheceu a necessidade de aprimoramento do instrumento avaliativo, entendendo que o trabalho da comissão é contínuo e não se restringe ao processo de autoavaliação, mas sim de ações que devem ser pensadas no sentido de avançar na qualidade e no desenvolvimento dos processos formativos no âmbito da ESP/MS. 

 Confira o relatório CPA na íntegra clicando aqui

Publicado por: Marcia Naomi Santos Higashijima