As instituições de ensino como A ESP/MS, devem fazer avaliações periódicas das atividades realizadas, de acordo com a Deliberação CEE/MS nº 10.927, de 21 de Dezembro de 2016, que estabelece normas para a avaliação das instituições de ensino e de cursos do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
O Conselho Estadual de Educação (CEE/MS) direciona as avaliações em 5 principais pontos:
- Planejamento e desenvolvimento institucional;
- Gestão institucional;
- Corpo social;
- Desenvolvimento profissional;
- Infraestrutura.
A prática da autoavaliação institucional desempenha papel fundamental no aprimoramento contínuo das Escolas de Saúde Pública, promovendo a reflexão crítica sobre suas atividades e contribuindo para o desenvolvimento de políticas e práticas mais eficazes!
A Escola e sua história
A exigência de profissionais preparados para novas demandas fez com que a SES começasse a ofertar cursos de especialização na área de saúde.
A Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser busca formar para transformar, formando sanitaristas com competências, habilidade, atitudes, valores e emoções. ESP/MS atende todos os 79 municípios do estado de Mato Grosso do Sul e oferta cursos presenciais e à distância, desde qualificações, capacitações, aperfeiçoamento e até especializações lato e stricto sensu.
Metodologias
A pesquisa foi feita de forma anônima e voluntária através de um questionário respondido por alunos, professores e servidores da ESP/MS, disponibilizados durante três semanas através de links exclusivos. Após o final do período de coleta de informações, os dados foram apresentados para a Comissão de Avaliação Própria e submetidos à análise quantitativa para definir padrões, tendências e possíveis áreas de melhorias.
Resultados
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Alunos
Dos 49 alunos matriculados nos cursos da ESP/MS, 40 participaram da pesquisa (17 da área de saúde pública, 10 da saúde do trabalhador e 13 da saúde mental e atenção psicossocial).
Conhecendo ainda mais o perfil dos respondentes:
- 30 mulheres, 10 homens;
- 22 brancos, 18 pardos;
- 26 possuem especialização completa, 8 possuem mestrado, 1 possui doutorado e 5 são graduados.
Dimensão 1 - Planejamento e Desenvolvimento Institucional
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- Coerência entre a execução pedagógica no Caderno do Discente: 22 alunos consideraram suficiente, 12 muito boa, 3 excelente e 3 insuficiente.
- Atividades de pesquisa tecnológica, artística e cultural: 21 alunos consideraram suficiente, 13 muito boa, 1 excelente, 3 insuficiente e 2 não souberam avaliar.
- Inclusão Social: 14 responderam suficiente, 9 muito boa, 9 excelente, 7 não souberam avaliar e 1 insuficiente.
- Ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial: 14 consideraram suficiente, 12 muito boa, 10 excelente e 4 não souberam avaliar.
- Participação da comunidade acadêmica no processo de autoavaliação institucional: 18 consideraram suficiente, 15 muito boa, 1 excelente, 3 insuficiente e 3 não souberam avaliar.
Dimensão 2 - Gestão Institucional
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- Organização Institucional: 17 consideraram suficiente, 15 muito boa, 6 excelente, 1 insuficiente e 1 não soube avaliar.
- Registro Acadêmico: 16 consideraram suficiente, 15 muito boa, 7 excelente, 1 insuficiente e 1 não soube avaliar.
- Eficiência dos Canais de Comunicação para Divulgação de Cursos e Pesquisa: 17 consideraram suficiente, 13 muito boa, 7 excelente e 3 insuficiente.
- Eficiência dos Canais de Comunicação para Divulgação de Transparência Institucional, Acessibilidade e Ouvidoria: 17 consideraram suficiente, 13 muito boa, 7 excelente e 3 insuficiente.
Dimensão 3 - Corpo Social
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- Ações de Atendimento: 18 alunos consideraram muito boa, 11 suficientes e 11 excelentes.
- Priorização do Atendimento aos Alunos e Profissionais Atuantes na Rede SUS: 19 consideraram muito boa, 12 suficientes e 9 excelente.
- Apoio da Instituição na Participação em Eventos: 20 consideraram suficiente, 7 muito boa, 3 excelente, 4 insuficiente e 6 não souberam avaliar.
- Apoio da Instituição à Produção do Aluno: 19 consideraram suficiente, 15 muito boa, 2 excelente, 1 insuficiente e 3 não souberam avaliar.
- Coerência entre o Corpo Docente e o Perfil dos Cursos: 11 suficiente, 10 muito boa, 11 excelente, 7 insuficiente e 1 não soube avaliar.
Dimensão 4: Desenvolvimento Profissional
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- Coerência entre as Metodologias de Ensino Implantadas com as Ações Acadêmico-Administrativas: 23 consideraram suficiente, 10 muito boa, 4 excelente e 3 insuficiente.
- Ações Institucionais para a Pesquisa, Tecnologia, Arte e Cultura: 16 consideraram suficiente, 13 muito boa, 2 excelente, 6 insuficiente e 3 não souberam avaliar.
- Projetos de Apoio aos Discentes: 16 consideraram suficiente, 13 muito boa, 2 excelente, 6 insuficiente e 3 não souberam avaliar.
- Política Institucionalizada de Acompanhamento dos Egressos: 19 consideraram suficiente, 10 muito boa, 2 excelente, 1 insuficiente e 8 não souberam avaliar.
- Procedimentos de Avaliação Formativa: 21 consideraram suficiente, 11 muito boa, 2 excelente e 6 insuficiente.
- Processos Seletivos Implantados pela Instituição: 16 consideraram suficiente, 13 muito boa, 9 excelente e 2 insuficiente.
Dimensão 5 - Infraestrutura:
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- Avaliação das instalações administrativas: 17 consideraram muito boa, 15 suficientes, 4 excelente e 4 insuficiente.
- Salas de aula: 17 consideraram muito boa, 15 suficientes, 4 excelente e 4 insuficiente.
- Espaços para Atendimento dos Alunos: 17 consideraram muito boa, 15 suficientes, 4 excelente e 4 insuficiente.
- Instalações Sanitárias: 16 consideraram suficientes, 16 muito boa, 1 excelente e 7 insuficiente.
- Infraestrutura Física dos Ambientes para Práticas Didáticas: 18 consideraram suficientes, 18 muito boa, 1 excelente e 3 insuficiente.
- Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação: 15 consideraram suficientes, 17 muito boa, 3 excelente e 5 insuficiente.
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Professores:
Dos 7 professores envolvidos no processo de autoavaliação institucional, 4 responderam aos questionários.
Dimensão 1 - Planejamento e Desenvolvimento Institucional
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- Coerência entre a missão institucional e o curso de pós-graduação: 03 responderam "muito boa" e 01 excelente.
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- Atividades de pesquisa tecnológica, artística e cultural: 02 “muito boa”, 1 excelente e 1 suficiente.
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- Inclusão Social: foram avaliadas como 2 excelentes, 1 muito boa e 1 suficiente.
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- Ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial: 2 responderam excelente, 1 muito boa e 1 suficiente.
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- Trabalhos institucionais, considerando sua diversidade, meio ambiente, memória cultural, produção artística e patrimônio cultural: para 2 excelentes, 1 muito boa e 1 suficiente.
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- Participação da comunidade acadêmica no processo de autoavaliação institucional: foi avaliada como 2 muito boa, 1 excelente, 1 suficiente.
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- Divulgação do processo de autoavaliação institucional para a comunidade acadêmica: para 3 é muito boa e 1 insuficiente.
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- Melhorias institucionais decorrentes do processo de avaliação institucional: para 3 é muito boa e 1 insuficiente.
Dimensão 2 - Gestão Institucional
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- Organização Institucional: 3 responderam muito boa e 1 suficiente.
- Registro Acadêmico: 3 responderam muito boa e 1 suficiente.
- Eficiência dos Canais de Comunicação para Divulgação de Cursos e Pesquisa: 3 muito boa, 1 suficiente.
- Eficiência dos Canais de Comunicação para Divulgação de Transparência Institucional, Acessibilidade e Ouvidoria: 3 muito boa e 1 insuficiente.
Dimensão 3 - Corpo Social
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- Formação do Corpo Docente para os Cursos de Pós-Graduação: 2 avaliaram como sendo muito boa, 1 excelente, 1 insuficiente.
- Programas de atendimento aos discentes: para 2 é muito boa, 1 excelente, 1 suficiente.
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- Coerência entre o Processo de Seleção do Corpo Docente e o Perfil dos Cursos implantados: 3 muito boa e 1 suficiente.
Dimensão 4 - Desenvolvimento Profissional
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- Ações de Ensino implantadas com as Ações Acadêmico-Administrativas: obtiveram-se 2 respostas excelentes, 1 muito boa e 1 suficiente.
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- Ações Institucionais Implantadas para Pesquisa, Tecnologia, Arte e Cultura da instituição: 2 respostas muito boa e 2 suficiente.
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- Ações de Acompanhamento dos Egressos: 3 responderam muito boa e 1 insuficiente.
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- Procedimentos de Avaliação Formativa: para 2 foi muito boa e para 2, suficiente.
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- Processos Seletivos da instituição e seus Critérios de Ingresso: 3 muito bons e por 1 como insuficiente
Dimensão 5 - Infraestrutura
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- Avaliação das instalações administrativas: 1 professor avaliou como suficiente, 1 muito boa e dois como 2 insuficiente.
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- Salas de Aula: 2 responderam ser suficientes, 1 muito boa e 1 insuficiente
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- Espaços para Atendimento dos Alunos: avaliados como muito bons (2 professores) e insuficientes (professores).
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- Instalações Sanitárias: apontaram uma resposta como suficiente e 3 como insuficientes.
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- Infraestrutura Física dos Ambientes para Práticas Didáticas: 2 professores como suficientes, 1 como muito boa e 1 insuficiente.
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- Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação: suficiente, 1 muito boa, 1 insuficiente.
- Servidores
Foram enviados questionários aos 18 servidores da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser. O total de respostas obtidas neste questionário foi de 10.
Dimensão 1 - Planejamento e Desenvolvimento Institucional
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- Missão institucional, as metas e os objetivos em com- paração ao PDI: 5 avaliações consideraram muito boa, 3 suficientes e 2 excelentes
- Atividades de ensino: 3 avaliações como muito boas, 5 excelentes, 1 suficiente e 1 insuficiente.
- Atividades de ensino: 3 avaliações como muito boas, 5 excelentes, 1 suficiente e 1 insuficiente.
- Ações de inclusão social da Instituição: 3 respostas excelentes, 2 muito boas, 1 suficiente e 4 insuficientes.
- Ações de inclusão social da Instituição: 3 respostas excelentes, 2 muito boas, 1 suficiente e 4 insuficientes.
- Trabalhos institucionais, considerando sua diversidade, meio ambiente, memória cultural, produção artística e patrimônio cultural: 3 respostas muito boas, 2 excelentes, 1 suficiente, 3 insuficientes.
- Coerência entre o Projeto de Autoavaliação Institucional e o cronograma estabelecido para sua realização: em 4 respostas muito boas e 3 excelentes.
- Projeto de Autoavaliação Institucional, sendo ele um instrumento de melhoria institucional: 4 consideraram excelente, 2 muito boa, 2 suficientes e 2 que não souberam avaliar.
- Participação da comunidade acadêmica no processo de Autoavaliação Institucional: 3 respostas suficientes, 3 excelentes, 2 muito boas, 1 insuficiente e 1 que não soube avaliar.
- Divulgação das análises e dos resultados do processo de autoavaliação institucional para a comunidade acadêmica que participou do processo no ciclo 1: 3 responderam muito boa, 3 suficientes, 1 excelente, 1 insuficiente e 2 que não souberam avaliar.
- Divulgação das análises e dos resultados do processo de autoavaliação institucional para a comunidade acadêmica que participa deste ciclo, 4 responderam suficiente, 2 muito boa, 1 excelente, 1 insuficiente e 2 que não souberam avaliar.
- Divulgação das avaliações externas à Instituição: 4 foi muito boa, 1 suficiente, 1 excelente, 2 insuficiente e 2 que não souberam avaliar.
- Melhorias institucionais decorrentes do processo de avaliação institucional: 2 suficientes, 2 muito boas, 2 excelentes, 3 insuficientes e 1 que não soube avaliar.
Dimensão 2 - Gestão Institucional
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- Planejamento financeiro executado na gestão do ensino e da pesquisa: 5 servidores consideraram suficiente o planejamento financeiro, seguido de 4 excelente e 1 insuficiente.
- Organização institucional para o funcionamento da instituição: 3 respostas como suficiente, 2 muito boa, 3 excelente, 1 insuficiente e 1 que não soube avaliar.
- Sistema de registro acadêmico para atender às necessidades institucionais: para 2 foi suficiente, 2 excelente, 1 muito boa, 4 insuficiente e 1 que não soube avaliar.
- Eficiência dos canais internos de comunicação: 3 suficiente, 2 muito boa, 2 excelente e 3 insuficiente.
- Eficiência dos canais internos de comunicação para divulgação da transparência institucional, acessibilidade e ouvidoria: 3 suficiente, 2 muito boa, 2 excelente e 3 insuficiente.
- Eficiência dos canais externos de comunicação para acesso à divulgação dos cursos e pesquisas: 6 responderam suficiente, 2 excelente e 2 insuficiente.
Dimensão 3 - Corpo Social
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- Capacitação do corpo técnico- administrativo: 2 avaliações como suficientes, 1 muito boa, 2 excelentes, 4 insuficientes e 1 que não soube avaliar.
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- Avaliação dos programas de atendimento aos discentes: 3 suficientes, 2 muito boas, 2 excelentes, 1 insuficiente e 2 que não souberam avaliar.
- Programas de apoio à participação/realização de eventos dos discentes: 4 responderam suficiente, 2 excelentes, 2 insuficientes e 2 que não souberam avaliar.
- Programas de apoio à produção do discente: 3 responderam suficiente, 2 muito boas, 1 excelente, 1 insuficiente e 3 que não souberam avaliar.
- Coerência entre o processo de seleção do corpo docente e o perfil dos cursos previstos e implantados: 3 avaliações suficientes, 2 muito boas, 2 excelentes, 1 insuficiente e 2 que não souberam avaliar.
Desenvolvimento Profissional
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- Ações de ensino implantadas com as ações acadêmico-administrativas: 3 respostas excelentes, 3 suficientes, 2 muito boas e 2 que não souberam avaliar.
- Ações de pesquisa, tecnologia, arte e cultura da instituição: 2 respostas consideraram suficientes, 3 muito boas, 1 excelente e 4 insuficiente.
- Ações de acompanhamento dos egressos: 4 suficientes, 3 muito boas, 2 excelentes e 1 que não soube avaliar.
- Procedimentos de avaliação formativa de acordo com o PDI: 5 responderam suficientes, 3 excelentes, 2 insuficientes.
- Processos seletivos da instituição (exigidos por lei vigente) e seus critérios de ingresso: 4 avaliações afirmaram ser suficientes, 1 muito boa, 3 excelentes, 1 insuficiente e 1 que não soube avaliar.
Dimensão 5 - Infraestrutura:
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- Instalações administrativas: 5 muito boas, para são 3 excelentes e 2 suficientes.
- Salas de aula: 5 muito boas, 3 excelentes e 2 sufi- cientes.
- Instalações sanitárias:4 suficientes, 3 muito boas e 3 excelentes.
- Espaços para atendimento aos discentes foram avaliados: 4 muito bons, 3 excelentes, 2 insuficientes e 1 que não soube avaliar.
- Infraestrutura física dos ambientes para práticas didáticas em relação às necessidades institucionais: 5 muito boas, 3 excelentes, 1 suficiente, 1 insuficiente.
- Recursos de tecnologias de informação e comunicação em relação às necessidades dos processos de ensino e aprendizagem, que envolvem professores, técnicos e estudantes: 3 suficientes, 3 excelentes, 1 muito boa, 2 insuficientes e 1 que não soube avaliar.
- Alocação de recursos para a atualização do acervo da biblioteca: 3 suficiente, 1 muito boa, 1 excelente, 4 insuficiente e 1 que não soube responder.
Perspectivas:
Um ponto positivo destacado foi a alta adesão de todos os grupos envolvidos (alunos, tutores e servidores), permitindo identificar potenciais e desafios em várias áreas avaliadas. Isso vai subsidiar o desenvolvimento de um planejamento estratégico para fortalecer áreas frágeis e promover avanços contínuos nas áreas melhor avaliadas.
Principais melhorias incluem infraestrutura, como melhorias no espaço de convivência e reabertura do auditório após reformas. Outros espaços serão reestruturados gradualmente, dependendo de recursos públicos, garantindo um processo contínuo de melhorias na ESP/MS. A instalação de um sistema acadêmico que permita mais transparência e agilidade no registro e divulgação de informações aos discentes também otimiza os processos internos de trabalho.
A ESP/MS precisa selecionar tutores e docentes via edital de credenciamento com pagamento por hora-aula competitivo, alinhado aos valores de mercado, devido à falta de corpo docente próprio. Isso visa tornar as oportunidades mais atrativas, especialmente para cursos que demandam conhecimentos e experiências específicas, ampliando o interesse dos participantes. A avaliação também apontou para a necessidade da implantação de um sistema de acompanhamento de egressos, tornando a ESP/MS parte de sua formação continuada e permanente.
processo de autoavaliação realizado obteve grande sucesso uma vez que teve a finalidade de fortalecer a cultura de avaliação institucional, promover reflexões e oferecer aos gestores informações consolidadas que norteiam planejamentos futuros, buscando superar os desafios apontados de forma participativa e estratégica.
A CPA também reconheceu a necessidade de aprimoramento do instrumento avaliativo, entendendo que o trabalho da comissão é contínuo e não se restringe ao processo de autoavaliação, mas sim de ações que devem ser pensadas no sentido de avançar na qualidade e no desenvolvimento dos processos formativos no âmbito da ESP/MS.
Confira o relatório CPA na íntegra clicando aqui!
Publicado por: Marcia Naomi Santos Higashijima